STJ pacifica requisitos para recuperação judicial do produtor rural. - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
763
post-template-default,single,single-post,postid-763,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STJ pacifica requisitos para recuperação judicial do produtor rural.

STJ pacifica requisitos para recuperação judicial do produtor rural.

O STJ colocou fim à discussão sobre os requisitos necessários para que o produtor rural possa se valer do processo de recuperação judicial. Em decisão vinculante para todos os juízes e tribunais do país, ficou decidido que o produtor rural tem direito à recuperação judicial se exercer sua atividade de forma empresarial há mais de dois anos e estiver inscrito na Junta Comercial no momento em que formalizar o pedido, independentemente do tempo de registro.

O relator, min. Luis Felipe Salomão, destacou que “o produtor rural que exerce atividade profissional organizada para a produção de bens e a prestação de serviços já é empresário”, de forma que a recuperação judicial não depende da comprovação de registro do produtor na Junta Comercial por período superior a dois anos.

A decisão do STJ tornou-se final no fim de agosto de 2022, facilitando o acesso de produtores rurais a essa importante forma de recuperação da empresa. (REsp 1.905.573 e 1.947.011, ambos da 2ª Seção do STJ)

Por Dr. Luiz Felipe, advogado do escritório Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink