Expansão do uso da Cédula de Produto Rural – CPR - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
790
post-template-default,single,single-post,postid-790,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Expansão do uso da Cédula de Produto Rural – CPR

Expansão do uso da Cédula de Produto Rural – CPR

Governo e mercado querem implementar medidas para ampliar o uso da Cédula de Produto Rural (CPR) no país. O assunto foi debatido em reunião realizada em 30/09/2022 na Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo (SFA-SP), com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e um grupo de especialistas em mercado de capitais voltado ao agronegócio.

Criada em 1994, a CPR é um documento contendo promessa de entrega de produtos rurais, utilizado para facilitar os negócios agrários. Em 2020 e 2021, foram feitas alterações na lei que resultaram no aumento de receitas de circulação e financiamento privado, o qual passou de 17 bilhões (ago/2020) para 178 bilhões (ago/2022).

Diante deste cenário, é importante buscar a assessoria de um profissional qualificado que poderá apresentar os benefícios para aqueles que emitem a CPR e necessitam do dinheiro, como para aqueles que compram a CPR para fazer investimentos, já que é uma questão de tempo até que a utilização deste instrumento de financiamento privado contemple toda a cadeia do agronegócio.

Por Dra. Isabela Santoro, advogada do escritório Lima Netto Abreu Mayrink