STJ reforça entendimento sobre responsabilidade do fabricante - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
986
post-template-default,single,single-post,postid-986,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STJ reforça entendimento sobre responsabilidade do fabricante 

STJ reforça entendimento sobre responsabilidade do fabricante 

O fabricante deve responder por danos causados ao consumidor mesmo quando seu produto está adequado às normas técnicas e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma vez que as normas do Código de Defesa do Consumidor prevalecem sobre as determinações técnicas.

Assim decidiu o Superior Tribunal de Justiça, para quem os produtos colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, mesmo nos casos em que restar comprovado o atendimento às normas técnicas, cabendo ao fabricante arcar com eventuais prejuízos causados aos consumidores (STJ, Recurso Especial n. 2.033.737/SP).

Portanto, é importante que os fabricantes mantenham atenção redobrada em todo o seu processo produtivo, e tomem medidas preventivas para assegurar a segurança de seus produtos. Na eventualidade de acionamento administrativo ou judicial por algum consumidor lesado, é primordial que consultem um profissional qualificado para lhe assessorar na condução das tratativas, e evitar uma maior exposição financeira.

 

Advogada Isabela Santoro

Tags: