ANEEL cria ‘Circuito Deliberativo’ para decisões da diretoria colegiada - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
2026
post-template-default,single,single-post,postid-2026,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

ANEEL cria ‘Circuito Deliberativo’ para decisões da diretoria colegiada

ANEEL cria ‘Circuito Deliberativo’ para decisões da diretoria colegiada

Com a publicação da Resolução Normativa n. 1.133/2025, a ANEEL alterou a Norma de Organização 1, que regula o processo administrativo no âmbito da agência.

O item mais relevante da alteração foi a instituição de uma outra maneira de decidir para a Diretoria do órgão: o Circuito Deliberativo. Nele, os itens são pautados com no mínimo 3 dias úteis da data em que serão decididos e a pauta deverá ser acompanhada do voto do diretor relator, para que seja feita a apreciação dos demais diretores.

Se não houver quórum para aprovar a matéria, o item será incluído na pauta da próxima reunião ordinária da diretoria. Além disso, qualquer diretor pode pedir destaque de processo, que também fará com que o processo seja incluído na pauta da reunião ordinária subsequente. Por último, os pedidos de sustentação oral também provocam a postergação para a reunião ordinária subsequentes.

Extraordinariamente, o prazo da deliberação pode ser reduzido, conforme decisão do Diretor Geral, caso haja urgência. Nesse caso, a decisão deve ser confirmada em até duas reuniões ordinárias subsequentes.

 

Advogada Manuela Carneiro Dana

Foto: Ericka Araújo