TJMG: consumidores têm direito a indenização por interrupção frequente do fornecimento de energia - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
2083
post-template-default,single,single-post,postid-2083,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

TJMG: consumidores têm direito a indenização por interrupção frequente do fornecimento de energia

TJMG: consumidores têm direito a indenização por interrupção frequente do fornecimento de energia

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reafirmou que distribuidoras de energia elétrica têm o dever de garantir o fornecimento de energia elétrica de forma contínua e com qualidade, por se tratar de serviço público essencial.

Embora o precedente trate de uma relação de consumo residencial, conforme esclarecido abaixo, o mesmo entendimento pode ser aplicado a empreendimentos (como indústrias e estabelecimentos comerciais), que podem sofrer prejuízos ainda maiores por falta de energia elétrica, como a interrupção da produção ou a perda de bens perecíveis.

No caso analisado, a Justiça condenou a distribuidora a indenizar uma consumidora que enfrentou 14 quedas de energia em um ano. A defesa da distribuidora alegou fatores externos – como queda de árvores e raios -, mas o TJMG entendeu que a distribuidora não comprovou a ocorrência dos fatores externos nem restabeleceu o serviço no prazo legal. Por isso, condenou a distribuidora ao pagamento de danos morais no valor de R$5 mil.

TJMG, 1ª Câmara Cível, 5000104-46.2023.8.13.0103, 2025

 

Advogado Tiago Luiz Ferreira Fernandes