O que é memorial de incorporação imobiliária? - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
918
post-template-default,single,single-post,postid-918,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

O que é memorial de incorporação imobiliária?

O que é memorial de incorporação imobiliária?

A incorporação imobiliária é o processo exigido por lei para realizar a construção de edificações com unidades autônomas para venda.

Um dos documentos desse processo é o memorial de incorporação, no qual o empreendedor deve descrever como o imóvel será dividido, as subunidades que serão criadas, os logradouros e os equipamentos e materiais que serão utilizados nas obras. É um documento importante, que deve respeitar as regras da Lei de Incorporação Imobiliária (Lei 4.591/1964), da Lei de Parcelamento do Solo (Lei 6.766/1979) e de resoluções da ABNT.

Depois de elaborado, o memorial deve ser submetido à aprovação do município, junto com outros documentos, como a matrícula atualizada do imóvel, a certidão negativa de tributos municipais e a garantia de execução das obras.

Por fim, é preciso registrá-lo no cartório de registro de imóveis, pois somente então o empreendedor poderá alienar unidades.

Advogada Natália Campioto