É possível emitir duplicata de compra e venda com valor da cláusula “take or pay” - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
take or pay
1001
post-template-default,single,single-post,postid-1001,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

É possível emitir duplicata de compra e venda com valor da cláusula “take or pay”

É possível emitir duplicata de compra e venda com valor da cláusula “take or pay”

A 3ª Turma do STJ decidiu que é possível emitir duplicatas fundadas em contratos de compra e venda com valor calculado com base na cláusula “take or pay”. A cláusula “take or pay” é uma disposição contratual que define uma quantidade mínima de produtos ou serviços a serem disponibilizados, enquanto fixa um valor mínimo a ser pago por tais produtos ou serviços, independentemente de terem sido usufruídos em sua totalidade.

A decisão foi tomada em um caso envolvendo duplicatas emitidas por uma fornecedora de gás contra uma indústria de bebidas. O TJSP havia anulado as duplicatas, sob o fundamento de que a cláusula “take or pay” apenas estabelece um consumo mínimo obrigatório, mas não representa efetiva compra e venda.

Contudo, o STJ reformou a decisão do TJSP, por entender que a cláusula “take or pay” cria uma obrigação principal de pagar quantia mínima, já que define o valor a ser pago pela disponibilização de um volume específico de produtos e serviços, e não configura cláusula penal (multa contratual).

Dessa forma, considerando a diferença de tratamento entre cláusulas penais (multas) e cláusulas “take or pay”, deve-se ter cautela na redação do contrato, para que haja segurança sobre a possibilidade (ou não) de emissão de duplicatas. (STJ, REsp 1.984.655/SP).

🖊Por Dra. Natália Campioto,
advogado do escritório Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink.