STF valida lei que proíbe pulverização de agrotóxicos - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1110
post-template-default,single,single-post,postid-1110,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STF valida lei que proíbe pulverização de agrotóxicos

STF valida lei que proíbe pulverização de agrotóxicos

O Supremo Tribunal Federal validou lei do Ceará que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos no território do Estado. 

A lei havia sido questionada pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura, sob os argumentos de que: (i) violaria a livre iniciativa e livre concorrência; e (ii) somente a União Federal poderia legislar sobre navegação aérea e proteção do meio ambiente. 

No entanto, por unanimidade, o STF decidiu que a livre iniciativa e a livre concorrência não impedem a regulação da atividade econômica pelo Estado, e a proteção de outros valores, como o meio ambiente e a saúde, que seriam gravemente comprometidas com a pulverização de agrotóxicos. Além disso, reforçou o entendimento de que a legislação federal sobre agrotóxicos pode ser complementada por leis estaduais e municipais, por se tratar de competência concorrente para legislar sobre proteção da saúde. (STF. ADIn 6.137, 2023) 

 Advogado Luiz Felipe Calabria Lopes