Dívidas civis serão corrigidas pela Selic. Como? - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1404
post-template-default,single,single-post,postid-1404,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Dívidas civis serão corrigidas pela Selic. Como?

Dívidas civis serão corrigidas pela Selic. Como?

A Corte Especial do STJ formou maioria para estabelecer que dívidas civis devem ser corrigidas pela Selic.

Há algum tempo, os ministros vinham debatendo se a correção deveria ser feita pela Selic ou com a aplicação de juros de 1% ao mês acrescidos de atualização pelo índice adotado por cada tribunal. Em votação apertada (6×5), decidiu-se pela aplicação da Selic.

O julgamento, contudo, foi suspenso, porque o relator, ministro Luis Felipe Salomão, levantou três questões de ordem, com o objetivo de esclarecer, dentre outras coisas: (i) se a Selic será aplicada por meio da multiplicação de seus fatores diários ou pela soma de seus acumulados mensais; e (ii) o que fazer nos casos em que a data de início de incidência dos juros seja diferente da data da correção monetária – já que a Selic representa, a um só tempo, juros e atualização.

A forma de correção de dívidas civis é matéria de importância nacional, pois afetará o cálculo de indenizações e cobranças em praticamente todas as ações cíveis que tramitam nos tribunais brasileiros. (STJ, REsp 1.765.982)


Advogado Luiz Felipe Calabria Lopes