Retirada de água mineral do subsolo exige autorização federal - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1457
post-template-default,single,single-post,postid-1457,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Retirada de água mineral do subsolo exige autorização federal

Retirada de água mineral do subsolo exige autorização federal

A utilização de água mineral do subsolo como insumo em processos industriais requer autorização federal, independentemente de sua destinação para consumo humano.

Assim decidiu a 1a. Turma do STJ, reformando decisão do TRF4 que havia considerado suficiente a autorização estadual para o uso de água termomineral por uma indústria de café.

O relator do caso, ministro Paulo Sérgio Domingues, destacou que a caracterização da água como mineral é baseada em sua composição química e não na finalidade de uso. Segundo a Constituição Federal e o Decreto-Lei 7.841/1945, a exploração de recursos minerais, incluindo águas minerais, é de competência da União, sendo necessária autorização federal para a atividade.

O entendimento é o de que a fiscalização e a análise da água, hoje realizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), visam proteger os interesses da União no bem natural.


Advogado Victor Ciriaco