Lei altera taxa dos juros de mora - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1497
post-template-default,single,single-post,postid-1497,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Lei altera taxa dos juros de mora

Lei altera taxa dos juros de mora

Lei altera taxa dos juros de mora

Foi publicada a Lei Federal n. 14.905/2024, que altera a taxa de juros de mora aplicável nos casos de responsabilidade extracontratual e de contratos que não contenham definição expressa.

Nesses casos, a taxa de juros corresponderá à diferença entre a Selic e o IPCA. E a correção monetária será feita pelo IPCA.

A lei visa dar mais segurança à população quanto aos encargos aplicáveis à mora, em especial diante das divergências existentes nos tribunais estaduais (que ora aplicam a Selic, ora juros de 1% a.m.).

Com a nova definição, a taxa de juros será calculada pelo Conselho Monetário Nacional e divulgada pelo Banco Central, que deverá disponibilizar, em seu site, aplicação interativa para facilitar o cálculo do valor atualizado de dívidas em todo o país.

 

Advogado Luiz Felipe Calábria Lopes