PIX segue isento de tributação - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1667
post-template-default,single,single-post,postid-1667,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

PIX segue isento de tributação

PIX segue isento de tributação

A Receita Federal reafirmou que não há cobrança de tributos sobre transações via PIX, desmentindo boatos que circulam nas redes sociais. Segundo a instituição, a confusão começou após a publicação da Instrução Normativa 2.219/2024, que apenas ampliou as obrigações de declaração de operações financeiras para bancos, sem nenhuma relação com a criação de novas taxas.

A norma estabelece que instituições financeiras devem informar transações acima de R$5 mil para pessoas físicas e R$15 mil para pessoas jurídicas. No entanto, a Receita ressaltou que isso não implica cobrança de impostos sobre o PIX, mas sim em uma medida de controle e transparência financeira.

Além disso, a Receita alertou sobre golpes envolvendo a falsa tributação. Criminosos têm usado o nome da instituição e seus símbolos oficiais para enviar boletos falsos, alegando que, se o pagamento não for realizado, o CPF será bloqueado. A orientação é que os cidadãos desconfiem de mensagens não solicitadas e denunciem tentativas de fraude.

Advogada Isabela Rebello Santoro Henringer