STJ valida critério diferenciado para distribuição de lucros em sociedades de serviços - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1740
post-template-default,single,single-post,postid-1740,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STJ valida critério diferenciado para distribuição de lucros em sociedades de serviços

STJ valida critério diferenciado para distribuição de lucros em sociedades de serviços

A 4ª Turma do STJ decidiu que sociedades limitadas de serviços podem distribuir lucros com base na contribuição laboral efetiva dos sócios, em vez de seguir a proporção do capital social, não violando o artigo 1.008 do Código Civil.

O caso envolvia uma sociedade de consultoria empresarial, em que a maioria dos sócios optou por um critério de divisão de lucros atrelado aos dias trabalhados. O Tribunal considerou válida a decisão, pois todos os sócios continuaram com direito à participação nos resultados.

Essa decisão reafirma a autonomia societária, a segurança jurídica e a importância de formalização das regras do contrato social, além de fortalecer o modelo de remuneração justa para sociedades em que o trabalho pessoal é o principal ativo, como consultorias, escritórios de advocacia e clínicas médicas. (STJ, REsp 2.053.655/SP, 2025)

 

Advogado Victor Ferreira Ciríaco