Airbnb é obrigado a pagar ISS - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1970
post-template-default,single,single-post,postid-1970,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Airbnb é obrigado a pagar ISS

Airbnb é obrigado a pagar ISS

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu que o Airbnb tem a obrigação de pagar Imposto Sobre Serviços (ISS), por prestar serviços de intermediação de serviços de hospedagem.

O caso envolvia a cobrança do imposto pelo município de Petrópolis, RJ. O Airbnb se defendeu alegando que presta apenas serviços tecnológicos e locações por temporada, questionando também a constitucionalidade da exigência a empresas sediadas fora do município.

No entanto, o TJRJ entendeu que o ISS é devido, porque o serviço foi prestado no município de Petrópolis e porque o Airbnb não realiza mera locação por temporada, já que disponibiliza imóveis mobiliados com infraestrutura e serviços típicos da intermediação.

A decisão pode estimular outros municípios a adotarem cobrança semelhante, afetando pessoas físicas e jurídicas do setor imobiliário, em especial para aqueles que operam como facilitadores de locações por temporadas. Locadores que seguem o entendimento de que não incide ISS sobre aluguel podem ser surpreendidos com a cobrança do tributo e custos adicionais, que, em última instância, serão repassados ao consumidor. (TJRJ, 8ª Câmara de Direito Público, processo n. 0009610-89.2022.8.19.0042, 2025)

 

Advogada Laila Lúcia de Freitas Santos