O devedor é quem deve comprovar impenhorabilidade da pequena propriedade rural – diz STJ - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1605
post-template-default,single,single-post,postid-1605,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

O devedor é quem deve comprovar impenhorabilidade da pequena propriedade rural – diz STJ

O devedor é quem deve comprovar impenhorabilidade da pequena propriedade rural – diz STJ

Segundo a lei (Código de Processo Civil, art. 833, VIII), a pequena propriedade rural não pode ser penhorada para pagamento de dívidas, “desde que trabalhada pela família”.

Existem na justiça muitas discussões sobre quem teria que comprovar a exploração da terra pela família (o credor ou o devedor), para fins de reconhecimento da impenhorabilidade.

Recentemente, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça fixou o entendimento de que “é ônus do executado provar que a pequena propriedade rural é explorada pela família para fins de reconhecimento de sua impenhorabilidade”.

Com isso, a interpretação da lei fica resolvida de forma definitiva. A orientação do STJ deve ser obrigatoriamente respeitada por todos os juízes e tribunais do País. (STJ, REsp 2.080.023 e 2.091.805, 2024)

 

Advogado Luiz Felipe Calábria Lopes