Novo entendimento sobre prazo para compensação tributária - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1846
post-template-default,single,single-post,postid-1846,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Novo entendimento sobre prazo para compensação tributária

Novo entendimento sobre prazo para compensação tributária

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que contribuintes têm o prazo máximo de cinco anos para realizar a compensação de créditos, contados do trânsito em julgado da sentença que reconheceu o indébito.

Até recentemente, prevalecia o entendimento de que a compensação poderia ser feita por prazo indeterminado, até o exaurimento do crédito, desde que o requerimento fosse apresentado no prazo de cinco anos. Com a nova posição do STJ, não será mais possível a compensação de créditos após os cinco anos, ainda que o requerimento tenha sido feito nesse período.

A decisão ainda está sujeita a recurso e não é vinculante, mas representa uma mudança significativa, desfavorável aos contribuintes, e que merece especial atenção. O escritório vem acompanhando diariamente as discussões sobre o assunto e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas a ele relacionadas. (STJ, REsp 2.178.201/RJ, 2025)

 

Advogada Laila Lúcia de Freitas Santos