STJ limita valor de multa por descumprimento de ordem judicial - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1858
post-template-default,single,single-post,postid-1858,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STJ limita valor de multa por descumprimento de ordem judicial

STJ limita valor de multa por descumprimento de ordem judicial

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que multas por descumprimento de ordem judicial devem guardar proporcionalidade com o valor da obrigação principal.

No caso, uma das partes descumpriu ordem judicial de retirada de equipamentos e reparação de danos ambientais em imóvel anteriormente utilizado para revenda de combustíveis. A multa pelo descumprimento havia sido inicialmente fixada em R$5 milhões, mas já chegava a R$23 milhões, e as partes discutiam a abusividade desse valor.

Examinando o tema, o STJ ponderou que, embora a multa tenha por objetivo compelir ao cumprimento da obrigação, seu valor não pode se tornar fonte de enriquecimento indevido ou ultrapassar de forma desproporcional os prejuízos causados. O Tribunal destacou, ainda, que o valor de multas processuais pode ser revisto a qualquer tempo, especialmente quando se mostra excessivo.

Com base nesse entendimento, os ministros decidiram reduzir a multa e estabelecer como teto o valor correspondente aos danos materiais apurados no caso. (STJ, REsp 1.604.753, 2025)

 

Advogada Isabela Rebello Santoro Heringer