STF julgará trava de 30% para uso de prejuízo fiscal por empresa em processo de extinção - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1884
post-template-default,single,single-post,postid-1884,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

STF julgará trava de 30% para uso de prejuízo fiscal por empresa em processo de extinção

STF julgará trava de 30% para uso de prejuízo fiscal por empresa em processo de extinção

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a constitucionalidade da limitação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base negativa da CSLL — conhecida como “trava dos 30%” — nos casos de extinção da pessoa jurídica.

Em 2019, no julgamento do Tema 117, o STF entendeu ser constitucional a aplicação da trava para empresas em atividade. Contudo, a controvérsia agora recai sobre empresas em processo de extinção, nas quais a limitação pode inviabilizar a compensação integral dos prejuízos acumulados ao longo da existência da empresa.

A decisão do STF sobre o assunto será de cumprimento obrigatório para todos os tribunais do país, podendo impactar diretamente o planejamento tributário de empresas em liquidação, dissolução, cisão ou incorporação. (STF, RE 1.425.640)

 

Advogada Camila Silva Cunha