Concorrência desleal: o que caracteriza essa prática no Brasil - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1907
post-template-default,single,single-post,postid-1907,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Concorrência desleal: o que caracteriza essa prática no Brasil

Concorrência desleal: o que caracteriza essa prática no Brasil

A concorrência desleal ocorre quando uma empresa adota práticas abusivas ou contrárias à boa-fé para obter vantagem no mercado, em prejuízo de concorrentes ou com potencial de enganar o consumidor. A Lei da Propriedade Industrial (Lei Federal 9.279/1996) lista exemplos, como uso indevido de marca, divulgação de informações falsas, imitação de produtos com risco de confusão, aproveitamento de segredo industrial e aliciamento desleal de funcionários. A depender do caso, essas práticas também configurar violação de regras do Código Civil (Lei Federal 10.406/2002), da Lei de Defesa da Concorrência (Lei Federal 12.529/2011) e até mesmo no Código Penal (Decreto-Lei Federal 2.848/1940).

Para se proteger, é recomendável que as empresas registrem seus ativos imateriais no INPI, celebrem contratos com cláusulas de confidencialidade e não concorrência, invistam em programas de compliance e promovam treinamentos internos sobre condutas vedadas.

A orientação de assessoria jurídica especializada é fundamental tanto na estruturação dessas medidas quanto na atuação rápida diante de indícios de prática desleal, com coleta de provas, envio de notificações e eventual adoção de medidas judiciais.

 

Advogada Natália Cristina Campioto