Novas Regras para o SAC - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
604
post-template-default,single,single-post,postid-604,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Novas Regras para o SAC

Novas Regras para o SAC

Empresas não precisam mais oferecer Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por meio de atendimento humano de maneira ininterrupta (24 horas por dia x 7 dias na semana). De acordo com o Decreto Federal 11.034/2022, o SAC por atendimento humano poderá ser oferecido por apenas 8 horas diárias, desde que, nos demais horários, sejam mantidos canais digitais integrados entre si (chat, WhatsApp, e-mail).

O Decreto também promoveu outras mudanças, como o prazo para resposta da reclamação, que passou de 5 dias úteis para 7 dias corridos.

O objetivo é garantir o direito do consumidor à obtenção de informações adequadas, assim como ao tratamento de suas demandas. Para medir a efetividade do SAC, a Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON estabelecerá parâmetros e criará um índice que servirá como uma balança do bom atendimento em todo território nacional.

As novas regras entrarão em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a publicação do decreto e a sua inobservância poderá ensejar a aplicação de sanções, cabendo às empresas se prepararem para essa nova realidade.