Alongamento de crédito rural. - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
756
post-template-default,single,single-post,postid-756,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Alongamento de crédito rural.

Alongamento de crédito rural.

Como forma de incentivo à produção agrícola, empréstimos a produtores rurais têm condições diferenciadas garantidas por lei. Uma delas é o direito de promover o chamado “alongamento”, ou seja, a renegociação da dívida para pagamento em prazo maior.

O alongamento não é possível em qualquer situação, é preciso que sejam comprovadas circunstâncias especiais, como dificuldades extraordinárias na comercialização dos produtos; perda da safra por fatores adversos, ou ocorrências prejudiciais ao desenvolvimento das explorações.

Nesses casos, o Manual de Crédito Rural autoriza a instituição financeira a promover o alongamento da dívida. Mas é preciso ter cuidado para não perder o direito, em razão de documentação incompleta. Para que isso não ocorra, aconselha-se que o trabalho seja assessorado por profissional qualificado.

Advogada Isabela Santoro