Maior produtora mundial de suco de laranja é condenada por descumprir cota de aprendizes. - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
795
post-template-default,single,single-post,postid-795,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Maior produtora mundial de suco de laranja é condenada por descumprir cota de aprendizes.

Maior produtora mundial de suco de laranja é condenada por descumprir cota de aprendizes.

A Citrosuco, maior exportadora de suco de laranja do mundo, foi condenada a cumprir a cota de jovens aprendizes em 30 dias, sob pena de multa de R$1.000,00/dia por cada aprendiz não contratado, e a pagar R$1 milhão a título de indenização por danos morais coletivos. A decisão é da Vara do Trabalho de Matão, SP, em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho.

O descumprimento da cota de jovens aprendizes também pode gerar outros prejuízos, como multas administrativas impostas por auditores do trabalho e danos à imagem das empresas, em especial perante um mercado consumidor cada vez mais exigente.

Para evitar esses prejuízos, é indispensável o assessoramento jurídico especializado. Não basta calcular corretamente a cota mínima de aprendizes: é preciso tomar outras cautelas, que vão desde a verificação da inscrição do aprendiz em programa de formação adequado até o atendimento a requisitos legais como a formalização por escrito e o respeito aos limites de idade e de duração do contrato.

Por Dr. George Augusto Mendes, advogado do escritório Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink

Tags:
,