Prazo para registro de atos societários - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1264
post-template-default,single,single-post,postid-1264,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Prazo para registro de atos societários

Prazo para registro de atos societários

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que atos societários registrados depois de 30 dias de sua assinatura produzem efeitos contra terceiros apenas a partir da data do registro – e não da assinatura.

No caso analisado, uma das sócias havia se retirado da sociedade em 2007, mas o ato de saída só foi registrado na Junta Comercial em 2014. Em razão do registro tardio, a ex-sócia foi incluída em execuções fiscais de débitos ocorridos entre 2007 e 2014. Insatisfeita, a ex-sócia ajuizou ação contra a Junta Comercial, para que o registro retroagisse a 2007. No entanto, o pedido foi negado, porque o prazo de 30 dias para registro dos atos societários tinha sido desrespeitado pela sociedade.

A decisão do STJ traz importantes implicações legais para empresas e sociedades, ressaltando a importância de manter os registros atualizados e em conformidade com a legislação vigente. (STJ, REsp 1.864.618)

Advogada Natalia Campioto