A importância da averbação do contrato de locação na matrícula do imóvel - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
1336
post-template-default,single,single-post,postid-1336,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

A importância da averbação do contrato de locação na matrícula do imóvel

A importância da averbação do contrato de locação na matrícula do imóvel

A assinatura de um contrato de locação ao longo da vida, seja ele residencial ou comercial, é uma realidade para a maioria da população. Por isso, é crucial saber como dar mais segurança a essas relações.

Um exemplo de precaução é a averbação do contrato na matrícula do imóvel, que reforça a proteção da preferência do locatário para adquirir o imóvel em eventual venda pelo locador, respeitadas as mesmas condições oferecidas a terceiros. Com a averbação, o locatário pode exercer o direito de preferência mesmo se o imóvel já tiver sido vendido.

A averbação também possibilita que interessados na compra do imóvel tenham conhecimento da existência da locação, evitando surpresas desagradáveis e conflitos para desocupação do imóvel.

Como se vê, a averbação do contrato de locação na matrícula do imóvel não apenas assegura direitos, mas também contribui para manter relações locatícias transparentes e protegidas ao longo do tempo.


Advogada Natalia Campioto