Decisões tributárias em casos individuais, mesmo se finais, poderão ser alteradas pelo STF. - Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink
972
post-template-default,single,single-post,postid-972,single-format-standard,bridge-core-2.5.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-ligar design,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Decisões tributárias em casos individuais, mesmo se finais, poderão ser alteradas pelo STF.

Decisões tributárias em casos individuais, mesmo se finais, poderão ser alteradas pelo STF.

O Supremo Tribunal Federal decidiu que decisões em casos individuais, mesmo se definitivas (contra as quais não caberia mais recurso), poderão ser modificadas caso haja novas interpretações sobre a matéria pelo STF.

A decisão traz insegurança para os contribuintes que já tiveram decisões favoráveis em ações próprias. No entanto, para reduzir a insegurança, o STF ressalvou que cobranças decorrentes novas interpretações deverão respeitar os princípios da anterioridade anual (segundo o qual deve-se esperar o início do ano seguinte para que novos tributos ou aumentos passem a valer), da anterioridade nonagesimal (segundo o qual deve-se esperar, no mínimo, 90 dias) e da irretroatividade (segundo o qual a lei não pode ser aplicada a fatos anteriores à sua publicação).

É fundamental que os contribuintes fiquem atentos a casos que possuam decisões transitadas em julgado que o exonerem do pagamento de tributos. (STF, Temas 881 e 885).

Advogada Nicolli Colli

Tags: